soleildesanges

Wednesday, May 23, 2007

Mais uma historia de biblioteca




Vamos jogar por segundos ao jogo da associação de palavras. Eu digo: biblioteca e vocês pensam…




Livros
Sabedoria
Estantes
Prateleiras
Bibliotecário
Silêncio

Vamos pensar nesta associação de palavras…
Uma biblioteca trata-se de um espaço com estantes que nas suas prateleiras estão depositados livros cuja leitura transmite sabedoria. Todo este espaço está ao encargo de um bibliotecário. Neste ponto está a faltar encaixar a palavra silêncio, normalmente encontra-se escrita numa tabuleta à entrada da biblioteca.




Vamos agora à definição:

Biblioteca (do
grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον,( bíblio ) "livro", e ϑήκη (théke) "depósito", na definição tradicional do termo, é um espaço físico em que se guardam livros.

Ora bem… no meu ponto de vista, e tendo em conta que sou assídua frequentadora desses antros de saber compilado, a biblioteca deve ser um espaço público, até porque bibliotecas privadas não são para todos, uma estante com uns quantos romances e alguns livros comprados através do círculo de leitores já é um luxo, estava a dizer… espaço público de acesso ao saber que se trata de um modo de rentabilizar toda a informação e de providenciar um vasto conhecimento nas áreas mais abrangentes. Neste espaço o bibliotecário será uma pessoa privilegiada pois está em pleno contacto com os livros, tenho sempre a noção que se trata de uma pessoa com ampla cultura geral, pois trabalhar no meio da sabedoria ao alcance da leitura, permite viajar ao mais longínquo espaço que a imaginação permite. Deve ser alguém que se coloque ao dispor dos frequentadores da biblioteca pronto para ajudar.

Depois desta breve introdução vamos a factos.




Estava a vossa amiga na biblioteca da sua faculdade (não é a mesma da sr.ª que não assoava o nariz- http://soleildesanges.blogspot.com/2006_01_01_archive.html ) e quando estou concentrada no estudo esqueço-me de tudo o resto, até que uma das bibliotecárias diz e passo a citar “ a buteca vai serrá” e a minha pessoa toca de começar a arrumar o estamine. Ainda estava eu a arrumar as tralhas e apagam-se as luzes, e nisto o telemóvel começa a tocar (estava no modo silencioso…ESTAMOS NUMA BIBLIOTECA!!!) e já dirigindo-me para a saída atendo o telemóvel. O que é que eu fui fazer?!?! Tenho em menos de 5 segundos uma senhora histérica aos berros: NÃO PODE ESTAR A FALAR AO TELEMOVEL DENTRO DA BIBLIOTECA!!!!
E não é que eu olho em meu redor e sabem quem lá estava??
hummm… pensem…Exacto...

NINGUÉM !!!

A senhora bibliotecária que deve ser ponderada e digna do saber mais amplo do Universo estava a gritar unicamente PARA MIM… para o caso de eu ser MUITO LOIRA, expliquem-me o sentido: biblioteca sem ninguém; eu a dirigir-me para a saída... eu estava a perturbar quem?!? As moscas?!?! Ui, um atentado perturbar o estudo das moscas e ácaros abundantes naquele espaço… Não obstante dirigi a palavra à bibliotecária e disse-lhe:
mas não está cá ninguém e eu estou a sair.
E uns decibéis ainda mais acima ela Grita: MAS NÃO PODE ESTAR A FALAR AO TELEMOVEL DENTRO DA BIBLIOTECA!! DESLIGUE O TELEMOVEL!!!


Acham mesmo que o fiz??? ihih

Esperem pela historia da vinheta roxa…

0 Comments:

Post a Comment

<< Home