soleildesanges

Wednesday, April 19, 2006

Brasil - o paraíso não é ali ao lado

Um outdoor com uma mulher em pose sensual que vende uma mala de marca de elevada qualidade, esconde o princípio de um bairro pobre construído com tijolo bruto, quase sem cimento, muito menos caiado ou pintado... casas escuras onde não se veem cortinas, mas sim grades. Este é o Brasil que se vê ao entrar em Fortaleza, acabadas de sair do aeroporto. É claro que existem as avenidas dentro dos bairros ricos onde não se vê ninguem pois esse é outro Brasil, esconde-se por detrás de muros altos com redes electricas, em cada prédio existe mais que um guarda e um porteiro, são dois mundos que vivem separados, em que o primeiro é subjugado ao segundo, em que 99.9 % da população é demasiado pobre, não tem o que comer. Demos comida a pobres que vivem na rua, saíram das suas aldeias atrás de uma oportunidade numa cidade que vive de turismo. “obrigada senhoras, já não como à dois dias” - foi a frase de abertura na primeira noite, acabada de chegar do aeroporto depois de jantar.
Entre dois mundos encontra-se o turista, que procura as paisagens bonitas, que vê o sorriso a pedir uma esmola, a lentidão das coisas, o cheiro da maresia, a água quente da praia, o sol que se poe ao contrário, o cheiro a protector solar, os colares, a azáfama da rua, a simpatia com que somos recebidos, pois somos vistos como dinheiro... existe ainda o turismo reconhecido e sabido por todos... miudas com 14 anos que se oferecem literalmente na rua, o dinheiro fácil em troca de sexo.
Os poucos dias passaram depressa, o contacto com a pobreza fez-se sentir e saber pelos cicerones italianos...
As saudades ficam pelo sol, pelo calor húmido, pelas paisagens, pela praia, pela noite e vida fácil mas não guardam nas boas memórias a pobreza que se vê, a miséria que se sente...


“ O povo sem estudo não dá muito palpite, e a nossa república é só pra elite.
O Brasil conseguiu as eleições diretas, mas a gente que vota ainda é semi-analfabeta.
O Collor foi eleito e roubou até cansar.
O povo deu um jeito de cassar o marajá.
Mas ele não foi preso e falou que vai voltar!
É pra rir ou pra chorar?
O Brasil tem mais terra do que a china tem chinês, mas a terra tá na mão dos grandes latifundiários.
A reforma agrária, ninguém ainda fez.
Ainda bem que os sem-terra não são otários.
(E tudo que eles querem é direito a ter trabalho).
É pra rir ou pra chorar?
O Brasil tem miséria mas tem muito dinheiro, na mão de meia dúzia, no banco suíço.
O rico sobe na vida feito estrangeiro, e o pobre só sobe no elevador de serviço.
(E você aí fingindo que não tem nada com isso?)
É pra rir ou pra chorar? ”

“É Pra Rir Ou Pra Chorar?” Gabriel Pensador